Deep Blue: o computador que derrotou um mestre de xadrez - Mega
Por um escritor misterioso
Last updated 21 janeiro 2025
A máquina travou um verdadeiro duelo com o russo Garry Kasparov, que não perdia nenhuma partida há 15 anos
Uma lenda diz que o xadrez surgiu em meados de 200 a.C., quando o comandante chinês Hán Xin o inventou como uma forma de representar uma batalha importante na história chinesa. Depois disso, o jogo foi esquecido e ressurgiu apenas no século VII, sob novas regras, tornando-se popular com a alcunha de XiangQi, que significa jogo do elefante.O xadrez se espalhou por toda a Ásia e Europa ao longo dos próximos séculos, evoluindo para o que conhecemos no momento por volta do século XVI, tendo como um dos primeiros mestres enxadristas o padre espanhol Ruy López de Segura. Em sua homenagem, o movimento abertura Ruy López foi criado e se tornou o mais famoso do jogo.Na história do xadrez, a mais longa invencibilidade confirmada foi a do russo Garry Kasparov, cujos 15 anos invictos de vitórias foram interrompidos quando ele perdeu para o Deep Blue, o primeiro computador a vencer no xadrez.A invenção de Hsu(Fonte: The Conversation/Reprodução)Visando aprimorar e desafiar as habilidades da mente humana e a extensão da tecnologia, um comitê da Carnegie Mellon University propôs um prêmio de US$ 100 mil, em 1980, para qualquer um que conseguisse criar um computador capaz de vencer o melhor enxadrista do mundo.Em 5 anos, o cientista da computação Feng-hsiung Hsu criou o ChipTest, um computador que não tinha um desempenho muito bom, mas que serviu como base para seu Deep Thought, uma versão aprimorada responsável por trazer fama internacional para Hsu e sua equipe ao vencer o North American Computer Chess Championship, em 1988, e o World Computer Chess Championship no ano seguinte.À esquerda, Feng-hsiung Hsu. (Fonte: Chess Programming/Reprodução)O computador de Hsu conseguia analisar e interpretar milhares de partidas jogadas por enxadristas, com um livro de abertura contendo mais de 4 mil posições e histórico de 700 mil partidas jogadas por grandes mestres. Contudo, nem tanta informação contida nele conseguiu ser párea para a mente e desempenho de Garry Kasparov, que o derrotou em um torneio em 1989.O Deep Thought foi recolhido pela IBM logo em seguida para receber atualizações, ressurgindo em 1996 na cena de xadrez como Deep Blue, com seu criador certo de que aquela versão estava pronta para derrotar o imbatível Kasparov.Um erro determinanteGarry Kasparov. (Fonte: Caspian Post/Reprodução)Considerado uma espécie de estrela do rock do xadrez, o russo, que começou a treinar aos 10 anos e se tornou o jogador mais jovem a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial 11 anos depois, foi vencido pelo Deep Blue durante um torneio de 6 partidas, que aconteceu entre 10 e 17 de fevereiro de 1996, e terminou empatado.Isso, porém, ainda não era o suficiente para que Hsu e sua equipe levassem o prêmio da Carnegie Mellon para casa, porque o computador precisava vencer. Depois de mais algumas atualizações, em 11 de maio de 1997, o Deep Blue finalmente conseguiu derrotar Kasparov, que cometeu um erro grave ao confundir as jogadas introdutórias de defesa do computador.(Fonte: Encyclopedia Britannica/Reprodução)O russo até pediu uma revanche, mas a IBM recusou. Apesar disso, o grande mestre relatou à Wired em 2020, que tinha feito as pazes com o Deep Blue e era grato pela máquina ter expandido o interesse do público pelo xadrez.O computador foi desmontado pela IBM e suas peças estão em exibição no Museu Nacional de História Americana e no Museu de História do Computador.
Uma lenda diz que o xadrez surgiu em meados de 200 a.C., quando o comandante chinês Hán Xin o inventou como uma forma de representar uma batalha importante na história chinesa. Depois disso, o jogo foi esquecido e ressurgiu apenas no século VII, sob novas regras, tornando-se popular com a alcunha de XiangQi, que significa jogo do elefante.O xadrez se espalhou por toda a Ásia e Europa ao longo dos próximos séculos, evoluindo para o que conhecemos no momento por volta do século XVI, tendo como um dos primeiros mestres enxadristas o padre espanhol Ruy López de Segura. Em sua homenagem, o movimento abertura Ruy López foi criado e se tornou o mais famoso do jogo.Na história do xadrez, a mais longa invencibilidade confirmada foi a do russo Garry Kasparov, cujos 15 anos invictos de vitórias foram interrompidos quando ele perdeu para o Deep Blue, o primeiro computador a vencer no xadrez.A invenção de Hsu(Fonte: The Conversation/Reprodução)Visando aprimorar e desafiar as habilidades da mente humana e a extensão da tecnologia, um comitê da Carnegie Mellon University propôs um prêmio de US$ 100 mil, em 1980, para qualquer um que conseguisse criar um computador capaz de vencer o melhor enxadrista do mundo.Em 5 anos, o cientista da computação Feng-hsiung Hsu criou o ChipTest, um computador que não tinha um desempenho muito bom, mas que serviu como base para seu Deep Thought, uma versão aprimorada responsável por trazer fama internacional para Hsu e sua equipe ao vencer o North American Computer Chess Championship, em 1988, e o World Computer Chess Championship no ano seguinte.À esquerda, Feng-hsiung Hsu. (Fonte: Chess Programming/Reprodução)O computador de Hsu conseguia analisar e interpretar milhares de partidas jogadas por enxadristas, com um livro de abertura contendo mais de 4 mil posições e histórico de 700 mil partidas jogadas por grandes mestres. Contudo, nem tanta informação contida nele conseguiu ser párea para a mente e desempenho de Garry Kasparov, que o derrotou em um torneio em 1989.O Deep Thought foi recolhido pela IBM logo em seguida para receber atualizações, ressurgindo em 1996 na cena de xadrez como Deep Blue, com seu criador certo de que aquela versão estava pronta para derrotar o imbatível Kasparov.Um erro determinanteGarry Kasparov. (Fonte: Caspian Post/Reprodução)Considerado uma espécie de estrela do rock do xadrez, o russo, que começou a treinar aos 10 anos e se tornou o jogador mais jovem a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial 11 anos depois, foi vencido pelo Deep Blue durante um torneio de 6 partidas, que aconteceu entre 10 e 17 de fevereiro de 1996, e terminou empatado.Isso, porém, ainda não era o suficiente para que Hsu e sua equipe levassem o prêmio da Carnegie Mellon para casa, porque o computador precisava vencer. Depois de mais algumas atualizações, em 11 de maio de 1997, o Deep Blue finalmente conseguiu derrotar Kasparov, que cometeu um erro grave ao confundir as jogadas introdutórias de defesa do computador.(Fonte: Encyclopedia Britannica/Reprodução)O russo até pediu uma revanche, mas a IBM recusou. Apesar disso, o grande mestre relatou à Wired em 2020, que tinha feito as pazes com o Deep Blue e era grato pela máquina ter expandido o interesse do público pelo xadrez.O computador foi desmontado pela IBM e suas peças estão em exibição no Museu Nacional de História Americana e no Museu de História do Computador.
Azar Cósmico
Campeão mundial de xadrez derrotado por um computador; o que
Vocês pediram! Kasparov x Deep Blue (1996) - Partida 01/06
Quem derrotou um computador no torneio de xadrez?
Estudar Computação: Humanos versus máquinas - a história de Deep
Deep Blue (chess computer) - Wikipedia
Xadrez: História e Curiosidades!
O drama vivido pelo campeão mundial de xadrez derrotado por um
Informa e faz pensar - Hoje na história - O
O drama vivido pelo campeão mundial de xadrez derrotado por um
Como o IBM Deep Blue derrotou o lendário Garry Kasparov em 1997
Recomendado para você
-
Os 10 Melhores Enxadristas de Todos os Tempos21 janeiro 2025
-
O brasileiro que derrotou o campeão mundial de xadrez - Placar - O futebol sem barreiras para você21 janeiro 2025
-
Como vive o maior enxadrista do Brasil21 janeiro 2025
-
Jovem de 24 anos será a primeira brasileira na Copa do Mundo de xadrez21 janeiro 2025
-
Enxadrista Nona Gaprindashvili processa Netflix por cena de 'O21 janeiro 2025
-
MF Torsani - Hoje é o aniversário de 58 anos do ex-campeão21 janeiro 2025
-
Samuel Reshevsky – Wikipédia, a enciclopédia livre21 janeiro 2025
-
Enxadrista da SEME/Itu participa de simultânea com o mestre21 janeiro 2025
-
Quem é a enxadrista que está processando a Netflix pela série O21 janeiro 2025
-
O Gambito da Rainha': 4 pontos para entender a série mesmo sem21 janeiro 2025
você pode gostar
-
Jogo Tabuada Divertida Educativo Didático Toia 1203921 janeiro 2025
-
Monsters Inc. Laugh Floor Sign Uncovered at Magic Kingdom21 janeiro 2025
-
Tradução De Frases No Estilo Coreano Nunca Desista PNG , Letras21 janeiro 2025
-
Show de sela pulando obstáculos a cavalo Equitação Saltar loja de21 janeiro 2025
-
The Faraway Paladin 2nd Season21 janeiro 2025
-
GIF png images21 janeiro 2025
-
Akershus Fortress - Wikipedia21 janeiro 2025
-
NickALive!: What It Would Sound Like If SpongeBob Had a Metalcore Band21 janeiro 2025
-
How To Gifs From Giphy On Pc - Colaboratory21 janeiro 2025
-
Popular Google Doodle Games: Take on Chili Peppers in Today's Wilbur Scoville Game21 janeiro 2025